top of page
Buscar

Relações Pais x Filhos

Filhos, já pensaram em tornar seus pais “desnecessários” para vocês e se tornarem desnecessários para eles também?

Ser adulto saudável é ser bem resolvido em 2 pilares básicos: emocionalmente e financeiramente.

Responda com sinceridade: você é um adulto saudável, levando em consideração esses pilares básicos?


Reflexão sobre o papel dos pais.

O caminho para uma vida saudável é com autonomia e independência e, para isso, os pais precisam entender que filho não é uma parte deles: é necessário separar as necessidades dos pais das necessidades da criança.

O caminho natural do filho é uma vida com autonomia e ele faz isso se afastando do “ninho” da casa dos pais. Além disso é importante ter em mente duas coisas:

1º - a decisão de ter um filho foi sua, mesmo em casos de gravidez não planejada, portanto, como pais é sua obrigação garantir ambiente seguro financeiramente, que inclui alimentação, moradia, educação, vestimenta, e emocionalmente, ou seja, um lar acolhedor, sem brigas constantes e sem nenhuma violência. Neste ambiente, é certo deixar a criança fazer o que ela já está pronta para fazer, auxiliando assim no seu desenvolvimento.

2º - É necessário compreender o funcionamento da criança e fazer por ela apenas aquilo que ela ainda não consegue fazer, ou seja, acompanhar as famosas “fases da vida”:

  1. Ninho - 0 a 3 anos

  2. Esfera dos pais - 4 a 6 anos

  3. Esfera social - 7 a 11 anos

  4. Busca pela identidade 12 a 20 anos

  5. Independência Total - 21 anos em diante

Pais, se vocês não permitirem que seus filhos façam por eles o que eles já têm condições de fazer, com certeza vocês já estão ou ficarão com problemas na vida afetiva ou financeira, pois estão projetando em seus filhos as suas próprias necessidades.


Pais "doentes" adoecem seus filhos

Pais que não tem coragem de viver sua própria vida, projetam em seus filhos seus futuros, cobrando deles algo em troca pela criação e o amor que você deu, sufocam tanto seus filhos a vida inteira para que eles jamais saiam de perto, que quando adultos ficam desnorteados e não sabem viver de forma saudável.

Quando os pais não conseguem se tornar desnecessários na vida dos seus filhos, é muito comum até adoecerem para manter o vínculo. Que tipo de doenças? Todas: físicas e emocionais

Pais, vocês precisam escolher viver uma vida saudável com sonhos, para ensinar seus filhos a viverem saudáveis também sem precisarem de você, para que eles futuramente se tornem pais saudáveis para seus filhos.

Os filhos precisam se sentir livres para viver e seguir, sem peso, sem culpa e sem sofrimento.

VIVA E DEIXAR VIVER!


Agora vamos falar sobre os filhos: já pensaram em tornar seus pais desnecessários para vocês?

Essa vai para você, filho(a), que se sente responsável por sustentar o casamento fracassado dos seus pais; que tem mais de 18 anos e ainda deixa seus pais fazerem por você o que você já tem capacidade de fazer; que tem mais de 21 anos e mora com seus pais ou depende deles financeiramente, de alguma maneira; que tem mais de 21 anos e ainda escolhe embasado nas escolhas dos seus pais, no que eles vão achar, o que eles esperam de você, que tem um relacionamento amoroso e leva seu parceiro(a) para morar com você na casa dos seus pais, deixa de viajar, de sair com os amigos, deixa de estar com sua esposa, marido ou filhos para cuidar dos seus pais; que tem mais de 24 anos e não consegue se relacionar amorosamente; que não vive a sua própria vida, os seus próprios sonhos .


A relação entre pais e filhos é muito importante no desenvolvimento do ser humano, por isso é importante que ela respeite as fases da vida!






16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quais as principais abordagens da Psicologia?

As escolas teóricas que embasam as diferentes linhas de tratamento psicoterapêutico se desenvolveram ao longo de toda a história das ciências psicológicas, cada uma com seus precursores, suas técnicas

Comments


bottom of page