top of page
Buscar
Foto do escritorInstituto Genéve

Método fônico

O método fônico faz parte do grupo dos métodos sintéticos de alfabetização. Além dele, fazem parte desse grupo o método alfabético e o método silábico.

Ele se baseia na relação entre letras e sons, numa escala que parte das vogais para as silabas simples e posteriormente as complexas: a partir do reconhecimento do som de cada letra, a criança consegue juntá-las, formando, assim, sílabas e palavras.



São 3 etapas:

1. Sons das letras: A introdução inicial dos fonemas e sons das letras, geralmente, se dá por meio de historinhas criadas para que elas identifiquem a relação grafema/fonema, letra/som, estuda;

2. Combinando sons: O aluno começa combinando os sons. antes de dominar todo o alfabeto. Após ter aprendido alguns fonemas, passa-se a usar um alfabeto móvel e onde ela começa a formar palavras com as letras. A cada nova relação som/letra ela estará gradativamente ampliando a capacidade de leitura.

3. Montando frases: Quando os alunos já poderem a pronunciar várias palavras confortavelmente, monte frases com essas palavras e incentive-os a lê-las e depois a criarem suas próprias frases.

Os defensores do método colocam que, por ser um método sequencial e gradual, ele respeita as diferenças e dificuldades individuais sendo amplamente citado nos casos de inclusão escolar e dificuldades de aprendizagem.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relações Pais x Filhos

Filhos, já pensaram em tornar seus pais “desnecessários” para vocês e se tornarem desnecessários para eles também? Ser adulto saudável é...

Quais as principais abordagens da Psicologia?

As escolas teóricas que embasam as diferentes linhas de tratamento psicoterapêutico se desenvolveram ao longo de toda a história das...

Komentarze


bottom of page