O método fônico faz parte do grupo dos métodos sintéticos de alfabetização. Além dele, fazem parte desse grupo o método alfabético e o método silábico.
Ele se baseia na relação entre letras e sons, numa escala que parte das vogais para as silabas simples e posteriormente as complexas: a partir do reconhecimento do som de cada letra, a criança consegue juntá-las, formando, assim, sílabas e palavras.
São 3 etapas:
1. Sons das letras: A introdução inicial dos fonemas e sons das letras, geralmente, se dá por meio de historinhas criadas para que elas identifiquem a relação grafema/fonema, letra/som, estuda;
2. Combinando sons: O aluno começa combinando os sons. antes de dominar todo o alfabeto. Após ter aprendido alguns fonemas, passa-se a usar um alfabeto móvel e onde ela começa a formar palavras com as letras. A cada nova relação som/letra ela estará gradativamente ampliando a capacidade de leitura.
3. Montando frases: Quando os alunos já poderem a pronunciar várias palavras confortavelmente, monte frases com essas palavras e incentive-os a lê-las e depois a criarem suas próprias frases.
Os defensores do método colocam que, por ser um método sequencial e gradual, ele respeita as diferenças e dificuldades individuais sendo amplamente citado nos casos de inclusão escolar e dificuldades de aprendizagem.
Comments