top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto Genéve

Método fônico

O método fônico faz parte do grupo dos métodos sintéticos de alfabetização. Além dele, fazem parte desse grupo o método alfabético e o método silábico.

Ele se baseia na relação entre letras e sons, numa escala que parte das vogais para as silabas simples e posteriormente as complexas: a partir do reconhecimento do som de cada letra, a criança consegue juntá-las, formando, assim, sílabas e palavras.



São 3 etapas:

1. Sons das letras: A introdução inicial dos fonemas e sons das letras, geralmente, se dá por meio de historinhas criadas para que elas identifiquem a relação grafema/fonema, letra/som, estuda;

2. Combinando sons: O aluno começa combinando os sons. antes de dominar todo o alfabeto. Após ter aprendido alguns fonemas, passa-se a usar um alfabeto móvel e onde ela começa a formar palavras com as letras. A cada nova relação som/letra ela estará gradativamente ampliando a capacidade de leitura.

3. Montando frases: Quando os alunos já poderem a pronunciar várias palavras confortavelmente, monte frases com essas palavras e incentive-os a lê-las e depois a criarem suas próprias frases.

Os defensores do método colocam que, por ser um método sequencial e gradual, ele respeita as diferenças e dificuldades individuais sendo amplamente citado nos casos de inclusão escolar e dificuldades de aprendizagem.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relações Pais x Filhos

Filhos, já pensaram em tornar seus pais “desnecessários” para vocês e se tornarem desnecessários para eles também? Ser adulto saudável é ser bem resolvido em 2 pilares básicos: emocionalmente e financ

Quais as principais abordagens da Psicologia?

As escolas teóricas que embasam as diferentes linhas de tratamento psicoterapêutico se desenvolveram ao longo de toda a história das ciências psicológicas, cada uma com seus precursores, suas técnicas

Comments


bottom of page