top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto Genéve

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

O TOC é caracterizado como um transtorno de ansiedade, composto por obsessão e compulsão.

As obsessões são pensamentos que invadem a mente de forma repetitiva, persistente e incontrolável e são acompanhadas de medo, angústia, depressão, aflição, culpa ou desprazer. Dentre as obsessões mais comuns estão: preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação; preocupação em armazenar, guardar coisas inúteis e economizar; preocupações com doenças ou com o corpo; dúvidas, pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupas, datas e horários; pensamentos ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas.



Já as compulsões ou rituais são comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos que aliviam, momentaneamente, a ansiedade associada às obsessões, levando a pessoa a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão. E, como são bem-sucedidas, a pessoa é tentada a repeti-las em vez de enfrentar seus medos, tornando-se prisioneiro de seus rituais.

As compulsões ou rituais mais comuns são: lavar as mãos ou tomar banho repetidas vezes e em um curto espaço de tempo; revisar várias vezes as portas, janelas ou o gás antes de dormir. Existem também as compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, contagens de números. A obsessão e a compulsão caminham juntas, mas pode haver o predomínio de uma ou de outra e, mesmo desejando ou se esforçando, a pessoa não consegue afastar ou suprimir as obsessões e compulsões de sua mente.

Por tudo isso, os tratamentos psicológico e psiquiátrico são específicos para esse tipo de transtorno e são necessários, haja vista a complexidade das características.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relações Pais x Filhos

Filhos, já pensaram em tornar seus pais “desnecessários” para vocês e se tornarem desnecessários para eles também? Ser adulto saudável é ser bem resolvido em 2 pilares básicos: emocionalmente e financ

Quais as principais abordagens da Psicologia?

As escolas teóricas que embasam as diferentes linhas de tratamento psicoterapêutico se desenvolveram ao longo de toda a história das ciências psicológicas, cada uma com seus precursores, suas técnicas

Comments


bottom of page