O relacionamento conjugal constitui um eixo, ao redor do qual se formam as demais relações no contexto familiar. O casal é a base para a construção de uma família, no entanto, como todo relacionamento interpessoal, a convivência pode tornar-se difícil.
Os problemas conjugais estão entre os principais agentes de estresse, depressão e problemas sexuais. Falta de confiança, falta de comunicação, brigas constantes, agressão verbal e física constituem sinais de que a relação do casal não está bem. Situações de crise, raiva e violência, infidelidade, rompimento do relacionamento contra a vontade de um dos cônjuges e o momento de terminar o relacionamento, podem ser alguns dos motivos pelos quais se procura a terapia de casal.
Alguns elementos são essenciais na estabilidade conjugal: aspirações, objetivos e interesses comuns do casal, além de admiração, respeito e carinho.
O objetivo da terapia de casal é resgatar favorecer o desenvolvimento de comportamentos que conduzam a um melhor relacionamento interpessoal. Para tanto, faz-se necessário buscar a história individual e familiar dos cônjuges e a história do relacionamento conjugal. A partir do conhecimento das preferências, dos desejos, dos sonhos e das necessidades individuais do casal, podem ser traçados objetivos comuns para os parceiros, que irão engajar de forma mais satisfatória e melhorar o relacionamento interpessoal.
Comments