top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto Genéve

Psicoterapia Infantil

A Psicoterapia Infantil é diferenciada, pois utiliza recursos lúdicos e específicos no tratamento de auxílio ao desenvolvimento infantil, considerando as necessidades particulares e os aspectos especiais das crianças. O objetivo principal dessa terapia é ajudá-la a entender suas questões e encontrar caminhos para sentir-se melhor.



São inúmeras as razões que levam pais ou responsáveis a procurar o tratamento da terapia para uma criança mas, na maioria dos casos, elas estão associadas à falta de habilidade que a criança tem para lidar com situações adversas e difíceis, como a separação dos pais ou mudança de escola.

A constatação dessa dificuldade é papel do profissional de psicologia, porém, os pais ou responsáveis são fundamentais na percepção de comportamentos fora do comum, como por exemplo baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, timidez, incontinência urinária noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com crianças ou familiares, depressão, obesidade, entre outros sintomas.

Além disso, eles também são muito importantes no processo terapêutico da criança e, em muitos casos, precisam participar por meio de sessões de orientação. Nesses encontros, os pais aprendem formas alternativas de ajudar a criança, bem como passam a entender o que o ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema.

É importante ressaltar que todo ambiente no qual a criança interage, deve ser considerado e também ser foco de intervenção, caso necessário. Sendo assim, se constatado, pode-se orientar outros familiares e até mesmo a escola.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relações Pais x Filhos

Filhos, já pensaram em tornar seus pais “desnecessários” para vocês e se tornarem desnecessários para eles também? Ser adulto saudável é ser bem resolvido em 2 pilares básicos: emocionalmente e financ

Quais as principais abordagens da Psicologia?

As escolas teóricas que embasam as diferentes linhas de tratamento psicoterapêutico se desenvolveram ao longo de toda a história das ciências psicológicas, cada uma com seus precursores, suas técnicas

Comentários


bottom of page