top of page

Memória Operacional

  • Foto do escritor: Instituto Genéve
    Instituto Genéve
  • 12 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

A memória de trabalho ou operacional é aquela que armazena e manipula a informação de forma temporária, permitindo que o individuo execute tarefas mais complexas, como o raciocínio ou a compreensão.



Por exemplo: quando efetuamos uma conta, temos que manter as informações numéricas e vamos manipulando-as até chegar ao resultado, ou ainda, ao lermos um texto no jornal, vamos armazenando as etapas para conseguirmos chegar a um entendimento final da notícia.

A memória de trabalho é essencial para a realização de numerosas atividades cotidianas. São representações visuais, verbais e não verbais que são mantidas temporariamente no cérebro e posteriormente descartadas ao final da demanda que a ativou.

Mas o principal é seu papel no desenvolvimento da linguagem, pois permite a recordação e repetição de situações passadas, na ausência de seus estímulos. Além disso, permite o aprendizado, a aquisição de novos conhecimentos e a integração das informações. A linguagem e a memória são sistemas que se desenvolvem juntos, com a idade, interagem e dependem um do outro. A memória operacional é transitória e está mais vinculada aos componentes sintáticos e fonológicos da linguagem: durante a aquisição da linguagem, permite à criança, analisar as propriedades estruturais da linguagem as quais ela está exposta. Conforme o desenvolvimento, tem um papel crítico no processamento linguístico.

Em caso de dúvidas sobre os desenvolvimento de linguagem dos seu filho, busque um profissional!



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Relações Pais x Filhos

Filhos, já pensaram em tornar seus pais “desnecessários” para vocês e se tornarem desnecessários para eles também? Ser adulto saudável é...

 
 
 

Comments


R: Prof. Benedito Nicolau dos Santos, 521 - Cj 323/325 - C. Cívico - Curitiba/PR

Tel: (41) 3076-0944

bottom of page