Psicopedagogia
A Psicopedagogia trata dos distúrbios e das dificuldades de aprendizagem. Tem
como objeto de estudo a aprendizagem humana: como se aprende, fatores que
a condicionam, como se produzem as alterações na aprendizagem e, finalmente, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las.
Pode ocorrer em empresas, hospitais, mas hoje, no Brasil, os seus grandes campos de atuação estão na clínica, num trabalho de diagnóstico e tratamento, e na escola, como trabalho preventivo, com o objetivo de diminuir a freqüência dos problemas de aprendizagem.
PSICOPEDAGOGIA X DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Geralmente uma criança ou adolescente com um mau ajustamento escolar começa a relutar para ir à escola; embora a relutância seja um bom indicador, há crianças que parecem gostar do colégio, apesar de não estarem se ajustando. Notas baixas, distúrbios no comportamento, tais como, aumento de irritabilidade, maior ansiedade, medo e ligeiros distúrbios nos hábitos, como roer unhas, molhar a cama,de vez em quando, e gaguejar, podem representar pressões no ajuste à escola. Uma criança que é empurrada de série em série, mas cujos problemas de ajustamento não foram diagnosticados nem tratados, muitas vezes ficam emaranhados em problemas que parecem multiplicar-se. É compreensível que nesse momento pais e filhos vivam momentos de conflito, tristeza e de tensão devido a situações de fracasso e desadaptação escolar. Assim, se os pais sentirem que seu filho está apresentando tais dificuldades, faz-se necessário que procurem auxílio de um psicopedagogo, que possa ajudar a diagnosticar o problema e recomendar um tratamento clínico.
ETAPAS DO PROCESSO DA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
a) 1ª entrevista com os com os pais ou responsáveis para relatar o que está acontecendo com seu filho, e para juntos decidirmos se realmente é o caso de se fazer uma avaliação psicopedagógica ou não.
Assim que os pais terminam seu relato, esclarecemos que o que está acontecendo com seu filho, na visão da psicopedagogia, é considerado um sintoma. Comparamos esse momento, com a situação em que levamos nosso filho ao médico dizendo que está com “febre”. A febre é um sintoma, e só quando consegue diagnosticar a origem da febre é que o médico pode prescrever o tratamento adequado.
Comparamos a avaliação psicopedagógica, com um check-up geral no desenvolvimento da aprendizagem da criança, através da utilização de recursos técnicos, onde são avaliadas as seguintes áreas:
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sensibilidade visual (snellen),
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área emocional
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área cognitiva
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área psicomotora
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área pedagógica = discriminação auditiva, leitura, escrita, matemática
b) anamnese - 2ª entrevista com os pais
c) contato com a orientadora da escola e professora
d) devolução do resultado da avaliação para os pais, criança ou adolescente e escola.
e) encaminhamento
Número de sessões: 8 a 10 sessões, incluindo a sessão na escola e as sessões com os pais.
Tempo da sessão - 50 minutos
Freqüência: costumamos sugerir 2 vezes por semana, de modo que em pouco de 1 mês possamos ter os resultados, para tomarmos as providências necessárias.