Alterações de fala e articulação
Os primeiros meses e anos da criança são determinantes no desenvolvimento da fala e articulação, pois ela está em interação com ambiente e, é com essa interação, que cria bases para esse desenvolvimento. Por isso, é nessa época que distúrbios de fala e articulação geralmente surgem.
Eles podem ser resultado de diversos fatores: orgânicos, intelectuais/cognitivos ou emocionais, sendo, na maioria das vezes, uma inter-relação entre todos esses fatores.
De acordo com estudos, esses distúrbios são mais facilmente classificados como um impedimento na habilidade de receber e/ou processar um sistema de informação, na audição (sensibilidade, função, processamento e fisiologia); linguagem (forma, conteúdo e função comunicativa); e processos de fala (articulação, voz e fluência).
Além disso, podem variar em gravidade; ser de origem, desenvolvimento ou adquirida; resultar numa condição de déficit primário (doenças de manifestação primária ou idiopáticas) ou secundário (doenças de manifestação secundária, decorrentes de manifestação maior) e, ainda, ocorrer isolados ou combinados.
Somente um profissional de fonoaudiologia tem capacidade técnica e experiência para realizar o diagnóstico, feito por meio de testes e conversas com o paciente.