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Transtornos de aprendizagem, leitura e escrita

O início da vida escolar é um período de desafios para a criança, pois ela é inserida em uma rotina adequada ao desenvolvimento pedagógico e existe uma fase de adaptação com o novo ambiente. Além disso, cada criança é única, ou seja, seu desenvolvimento deve ser observado diariamente, já que o tempo de aprendizagem varia bastante.

No entanto, existem casos em que esse desenvolvimento sofre alterações, por conta de distúrbios específicos, aliás, estima-se que o número de alunos que apresentam algum tipo de alteração gire em torno de 40%. Veja quais são eles:

  • discalculia: ocorre quando a criança tem dificuldade de aprender conteúdos relacionados a números, como probleminhas, aplicações, estruturas numerais e conceitos matemáticos.

  • disgrafia: ocorre quando o aluno apresenta dificuldade na elaboração da linguagem escrita, tanto para desenvolver frases e histórias, quanto relacionada à grafia e escrita.

  • TDAH com hiperatividade a hiperatividade: as crianças com esse distúrbio são inquietas, agitadas e falam muito. Dificilmente conseguem participar de atividades mais tranquilas ou manter silêncio durante as brincadeiras ou realização dos trabalhos.

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