Autismo
O autismo é um transtorno neurobiológico, que aparece durante a infância. Os sintomas evidentes começam, gradualmente, a partir dos seis meses, mas se estabelecem entre os dois ou três anos e tendem a continuar até a idade adulta e tendem a continuar até a idade adulta, de diferentes formas.
Diferente de outras patologias, é identificado por uma tríade de sintomas característicos:
-
alteração ou ausência de interação social: principal característica de pessoas com autismo. É como se o paciente vivesse em um mundo paralelo, somente dele.
-
deficiências na comunicação: Cerca de um terço das pessoas com autismo não se desenvolvem o suficiente para ter fala natural e que satisfaça suas necessidades diárias de comunicação
-
interesses/comportamento repetitivo e restrito: Indivíduos autistas exibem muitas formas de comportamento repetitivo ou restritivo.
-
Abaixo as categorias:
-
Estereotipia: movimento repetitivo, como agitar as mãos, virar a cabeça de um lado para o outro ou balançar o corpo.
-
Comportamento compulsivo: parece seguir regras, como organizar objetos em pilhas ou linhas.
-
Uniformidade: resistência à mudanças, por exemplo insistir que os móveis não sejam movidos ou recusando-se a ser interrompido.
-
Comportamento ritualista: padrão invariável de suas atividades diárias, como um menu imutável ou um ritual de vestir.
-
Comportamento restrito: foco limitado em um só interesse ou atividade, como a preocupação com um programa de televisão, brinquedo ou jogo.
-
Automutilação: como movimentos que ferem ou podem ferir a pessoa, como o dedo nos olhos, bater a cabeça ou morder as mãos.
-